terça-feira, 11 de novembro de 2008

Eventos de HQ na 8ª Bienal do Livro do Ceará

A semana promete para todo aquele que curte quadrinhos e uma boa leitura em geral. É a semana da 8ª Bienal Internacional do Livro do Ceará, de 12 a 21 de novembro, no Centro de Convenções do Estado. A programação do evento este ano confirma a tradição das edições anteriores e oferece opções imperdíveis relacionadas à nona arte, em matéria de palestras e mesas redondas.
A maior parte das atrações ligadas a HQs estará concentrada no Espaço Jovem Moreira Campos, no Bloco E do Centro de Convenções, nos dias 13, 14, 16 e 20. De cara, a primeira delas já promete dar o que falar: "Análise Narrativa de Watchmen", dia 13, às 17h. Nada mais oportuno, considerando toda a expectativa existente em torno do filme baseado na grpahic novel, a ser lançado em 2009, dirigido por Zack Snyder (300, inspirado na graphic novel de Frank Miller. Watchmen foi escrito por Alan Moore e desenhado por Dave Gibbons, sendo considerado durante anos uma adaptação impossível de ser feita para o cinema, pela complexidade da sua narrativa. Quem vai responder se o trabalho está sendo mesmo bem feito e abordar uma série de outros tópicos é o cearense Daniel Brandão, professor de desenho e desenhista profissional que estudou na Joe Kubert School, a maior escola de quadrinhos dos Estados Unidos. No dia seguinte, três grandes palestras. Duas delas para os amantes de mangás. Às 10h, Clarice Barroso, uma das responsáveis pela organização do Espaço Jovem e pela Super Amostra Nacional de Anime (Sana), falará sobre a transposição "Dos Mangás ao Ânime"; e às 15h, Aline Hollanda apresentará "Vida e Obra de Osamu Tezuka", autor japonês que criou o personagem Astro Boy e que é considerado o precursor do gênero mangá.O grande final do dia 14 será às 17h, na "Conversa com Sidney Gusman". Para quem não o conhece, ele é jornalista, editor-chefe do website especializado em quadrinhos Universo HQ (http://www.universohq.com/) e um dos maiores especialistas em quadrinhos do Brasil. Sidney Gusman foi sete vezes vencedor do Troféu HQ Mix (de 2000 a 2006), maior premiação de quadrinhos brasileiros, e já foi editor da área de quadrinhos da Conrad Editora e da revista Wizard. Atualmente é responsável também pela área de Planejamento Editorial da Mauricio de Sousa Produções. Uma das mesas redondas que promete marcar o evento é "A Transposição de Mídias, dos Livros às Outras Artes", dia 16, às 17h. Os palestrantes serão Daniel Brandão, Sidney Gusman e André Vianco, escritor brasileiro especializado no gênero fantasia e terror.
Dia 20, às 15h, o desenhista cearense Daniel Brandão volta com outra palestra feita sob medida à turma do gibi. "A Influência da Literatura nos Quadrinhos" vai abordar questões que vão além do simplesmente adaptar uma obra literária para a mídia HQ.E no intervalo de uma e outra palestra, vale conferir nos corredores de estandes da Bienal do Livro os colecionadores de gibis que estarão expondo edições raras e autografadas de graphic novels e mangás, além de esboços de desenhistas. Alguns deles deverão estar à venda, não custa perguntar.

Tenham todos uma ótima Bienal!!!
Claude Bornél10 Nov 2008

Confira toda a programação no site http://www.opovo.com.br/colunas/sequencial/834365.html#